Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Admin
Mensagens : 18
Data de inscrição : 31/10/2017
Idade : 43
Localização : vitória de santo antão - Pernambuco
Ver perfil do usuáriohttp://tieduc.forumeiros.com

A CONSTRUÇÃO DOS PERCURSOS FORMATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES MEDIADOS PELA TECNOLOGIA - 13 a 27/11/17

em Ter Nov 07, 2017 8:13 am
ESTRUTURA DA PESQUISA

1-OBJETO DE ESTUDO: A construção dos percursos formativos mediados pela tecnologia na formação inicial do professor

1.1-Abordagem investigativa a partir da definição de eixos investigativos:
1.1.1- Eixo- Gestão
1.1.2 - Eixo - Pedagógico
1.1.3 - Eixo - Didático

2- PROBLEMA - Os professores formadores estruturam os percursos formativos dos professores na formação inicial considerando o uso das tecnologias como recurso didático na sua prática pedagógica?

3-Abordagem -  pós positivista
4-Concepção -  pragmática
5-Estratégia de investigação - qualitativa
6-Pesquisa fenomenológica
7-Quanto a estratégia de coleta de dados
7.1-Análise da política atual para a formação de professores com foco na investigação sobre o uso das TICs na formação - Eixo -
7.2-Análise dos PPCs das Licenciaturas - Eixo - gestão
7.3-Análise das ementas das disciplinas de TICs nos PPCs - Eixo - gestão
7.4-PRIMEIRO PARECER DA ANÁLISE DOS DADOS
7.5-Entrevista com os coordenadores das Licenciaturas - Eixo - gestão
7.6-Entrevista com os professores - Eixo - pedagógico e didático
7.7-SEGUNDO PARECER DA ANÁLISE DE DADOS
7.8- Finalização da redação da pesquisa.

PARA INICIAR NOSSA REFLEXÃO

Texto: Vamos analisar o texto do professor Leopoldo Mercado? TEXTO DE LEOPOLDO MERCADO
Complementando com vídeo do salto para o futuro - A ESCOLA NA ERA DIGITAL
Agora vamos lá.
José


Última edição por Admin em Qua Jan 03, 2018 9:55 am, editado 5 vez(es)
avatar
Admin
Mensagens : 18
Data de inscrição : 31/10/2017
Idade : 43
Localização : vitória de santo antão - Pernambuco
Ver perfil do usuáriohttp://tieduc.forumeiros.com

Re: A CONSTRUÇÃO DOS PERCURSOS FORMATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES MEDIADOS PELA TECNOLOGIA - 13 a 27/11/17

em Ter Nov 14, 2017 10:41 am
Olá, analisando o texto de Mercado indicado acima me veio uma dúvida, porque a escola se torna um local privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens mediadas pelas tecnologias e quais as limitações que o professor apresenta para efetivar essa ação? Que tal a gente discutir sobre isso.
José
avatar
Admin
Mensagens : 18
Data de inscrição : 31/10/2017
Idade : 43
Localização : vitória de santo antão - Pernambuco
Ver perfil do usuáriohttp://tieduc.forumeiros.com

Re: A CONSTRUÇÃO DOS PERCURSOS FORMATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES MEDIADOS PELA TECNOLOGIA - 13 a 27/11/17

em Dom Nov 19, 2017 8:04 pm
Olá pessoal, ainda não vi a participação de vocês na discussão, vamos lá?
José
Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/10/2017
Ver perfil do usuário

Algumas ideias sobre a Formação Docente e Novas Tecnologias de Leopoldo Mercado

em Seg Nov 20, 2017 12:03 am
Diante da leitura do texto foi possível construir ideias e estabelecer conexões com assuntos relevantes a nossa linha de pesquisa. É detectável no texto um discurso que perpassa nas discussões referente ao currículo, a proposta de incluir componentes tecnológicos e não ignorando os mesmos. Nesse sentido o professor possui um papel de encaminhador da autopromoção onde as atuações didáticas são asseguradas com apoio e orientações seja em grupos ou individualmente, e também com o auxilio das novas tecnologias podem ser satisfatórias para momentos extra classe, mas nessa realidade o professor necessita estar capacitado compreendendo o estado de mudança constante, que são desafios a serem vivenciados. O texto em si, traz uma linguagem clara e coesa das especificidades do professor mediante sua formação em tecnologias, quando assegura que o mesmo profissional deve possuir capacidade de pensar, aprender, trabalhar em grupo; para contribuir com pesquisas de forma proveitosa.
Vale ressaltar a importância de vislumbrar seus alunos reais, na condição em que os mesmos estão inseridos, visando avanços no processo de ensino aprendizagem, bem como as habilidades a serem desenvolvidas para focar novas demandas da sociedade, sempre visando as novas possibilidades de aprender, considerando a modalidade EaD que possibilita ensino e acervo para pesquisa. A capacitação nas Tics é delegada especialização, mas sabemos que a problemática do trabalho com as Tics está também relacionada as questões de formação que por sua vez deveria existir uma prática diferenciada para capacitar o professor, para o mesmo estar confiável e motivar os educandos a aprender diante de sua realidade, e assim atendendo aos novos paradigmas. Por esse motivo que o texto perpassa por várias visões na prática pedagógica, onde é possível a troca de conhecimentos e aprendizado mútuo.
Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/10/2017
Ver perfil do usuário

A escola na era digital

em Seg Nov 20, 2017 12:14 am
O vídeo apresentado fornece informações que complementam e trazem reflexões sobre o contexto escolar. As direções das ideias abordadas pelo Salto para o Futuro, são significativas diante da entrevista onde traz a tona as questões de aprendizado com recursos das tecnologias. Foi dialogado sobre as práticas pedagógicas que são exercidas pelos professores, desde a concepção tradicional a um ensino mais inovador, com uso da ferramenta tecnológica ao construir seu planejamento diante de pesquisa realizada. Algo que gostei foi sobre as metodologias ativas e a sala de aula invertida que trazem contribuições significativas principalmente na era tecnológica onde estão inseridos os nativos digitais.
Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/05/2018
Ver perfil do usuário

Re: A CONSTRUÇÃO DOS PERCURSOS FORMATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES MEDIADOS PELA TECNOLOGIA - 13 a 27/11/17

em Ter Maio 15, 2018 11:50 am
O ambiente escolar, principalmente nas áreas urbanas, conta com vastas opções tecnológicas. entre elas estão: tabletes, notebooks, computadores e datashows. Isso nos leva a constatar que as escolas são locais privilegiados em termos de suporte tecnológicos. Porém, segundo pesquisas, poucos professores fazem uso dessas ferramentas. O que nos leva a pensar quais seriam esses motivos. Segundo o próprio texto “Existem dificuldades, através dos meios convencionais, para se preparar professores para usar adequadamente as novas tecnologias. É preciso formá-los do mesmo modo que se espera que eles atuem.” Ou seja temos as ferramentas mas não qualificamos nossos professores. Outro problema constatado é a falta de internet. Vários dos software educacionais depende da internet para serem usados, o que limita a quantidade de programas para os professores.   study study study
Conteúdo patrocinado

Re: A CONSTRUÇÃO DOS PERCURSOS FORMATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES MEDIADOS PELA TECNOLOGIA - 13 a 27/11/17

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum