CONSTRUINDO NOSSA BASE DE DISCUSSÃO - iniciado em 06/12/2017
Qua Dez 06, 2017 8:50 am
Olá pessoal, para a construção da nossa base de discussão sobre a formação inicial de professores vamos analisar os documentos oficiais que estão listados a seguir sob a ótica do seguinte questionamento:
-O que os principais documentos que regulam a política inicial de formação do professor orientam sobre o uso das tecnologias na construção dos percursos de formação inicial desses professores?
1- Proposta de documentos para análise:
-Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação do Professor da Educação Básica
-Plano Nacional de Educação
-Resolução nº 02 de julho 2015
Quais os achados na sua análise dos documentos?
José
-O que os principais documentos que regulam a política inicial de formação do professor orientam sobre o uso das tecnologias na construção dos percursos de formação inicial desses professores?
1- Proposta de documentos para análise:
-Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação do Professor da Educação Básica
-Plano Nacional de Educação
-Resolução nº 02 de julho 2015
Quais os achados na sua análise dos documentos?
José
Re: CONSTRUINDO NOSSA BASE DE DISCUSSÃO - iniciado em 06/12/2017
Ter Jan 02, 2018 11:10 am
Olá amigos, chegou 2018 e com ele a necessidade de produção acadêmica, vamos retomar nossos estudos? Estou no aguardo das contribuições de vocês.
José
José
- Leandro Alexandre
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/10/2017
Refletindo sobre as orientações contidas nos documentos oficiais
Sáb Jan 06, 2018 11:45 pm
Olá Pessoal,
Que esse ano seja muito produtivo para nossa pesquisa acadêmica!
Analisando os documentos oficiais que regulam a política inicial de formação de professores disponibilizados, foi possível estabelecer conexões entre o que é orientando juntamente com inquietudes referente as mesmas diante de questões ligadas aos percursos formativos mediados pela tecnologia. Foi possível averiguar entre outras questões discorridas, que as questões ligadas a formação mediada pela tecnologia nos cursos de licenciaturas acontecem com poucas iniciativas e no sentido de garantir ao futuro professor que o mesmo aprenda a usar de forma efetiva em sua docência os recursos tecnológicos, bem como interligar os mesmos de forma pedagógica para contribuir com melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação do Professor da Educação Básica, são consideradas raras as possibilidades de desenvolver, no cotidiano do curso, os conteúdos curriculares das diferentes áreas e disciplinas, por meio das diferentes tecnologias. Contudo assegura em seu item 2.2.3 a necessidade de "Fazer uso de recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a aumentar as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto a preocupação sobre o processo de formação de professores norteado pelas tecnologias, também temos o Plano Nacional de Educação, em sua Meta 12 que tem por garantir a elevação de matriculas no ensino superior, também assegura um direcionamento para formação de professores; bem como o Concelho Nacional de Educação, por meio da Resolução nº 02 de julho 2015, em seus tópicos ligados a formação de profissionais do magistério assegura:
V - à elaboração de processos de formação do docente em consonância com as mudanças educacionais e sociais, acompanhando as transformações gnosiológicas e
epistemológicas do conhecimento;
VI - ao uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural dos(das)
professores(as) e estudantes.
E nesse sentido contribuem entre outros aspectos, para regulamentação na construção de percursos iniciais para formação docente.
Que esse ano seja muito produtivo para nossa pesquisa acadêmica!
Analisando os documentos oficiais que regulam a política inicial de formação de professores disponibilizados, foi possível estabelecer conexões entre o que é orientando juntamente com inquietudes referente as mesmas diante de questões ligadas aos percursos formativos mediados pela tecnologia. Foi possível averiguar entre outras questões discorridas, que as questões ligadas a formação mediada pela tecnologia nos cursos de licenciaturas acontecem com poucas iniciativas e no sentido de garantir ao futuro professor que o mesmo aprenda a usar de forma efetiva em sua docência os recursos tecnológicos, bem como interligar os mesmos de forma pedagógica para contribuir com melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação do Professor da Educação Básica, são consideradas raras as possibilidades de desenvolver, no cotidiano do curso, os conteúdos curriculares das diferentes áreas e disciplinas, por meio das diferentes tecnologias. Contudo assegura em seu item 2.2.3 a necessidade de "Fazer uso de recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a aumentar as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto a preocupação sobre o processo de formação de professores norteado pelas tecnologias, também temos o Plano Nacional de Educação, em sua Meta 12 que tem por garantir a elevação de matriculas no ensino superior, também assegura um direcionamento para formação de professores; bem como o Concelho Nacional de Educação, por meio da Resolução nº 02 de julho 2015, em seus tópicos ligados a formação de profissionais do magistério assegura:
V - à elaboração de processos de formação do docente em consonância com as mudanças educacionais e sociais, acompanhando as transformações gnosiológicas e
epistemológicas do conhecimento;
VI - ao uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural dos(das)
professores(as) e estudantes.
E nesse sentido contribuem entre outros aspectos, para regulamentação na construção de percursos iniciais para formação docente.
Re: CONSTRUINDO NOSSA BASE DE DISCUSSÃO - iniciado em 06/12/2017
Ter Jan 16, 2018 8:17 am
Olá pessoal Leandro já fez a contribuição dele estou aguardando a dos demais.
José
José
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